Volta às aulas 2021: saiba como será o início do ano letivo

O ano letivo de 2020 foi incomum, marcado por mudanças e adaptações tanto para professores como para alunos. As crianças iniciaram as aulas como de costume, mas em meados de março tudo mudou, a pandemia se instalou e todos precisaram se reinventar no ensino remoto.

Com o apoio familiar, o Colégio e seus professores ganharam incentivo e mais força. Todos se dedicaram na busca pela melhor educação para os alunos, os meses foram se passando e tudo foi se encaixando, até a conclusão de mais um ano escolar de muito aprendizado, que foi além dos livros e disciplinas da grade curricular.

Agora, a volta às aulas 2021 se aproxima e alguns pais ainda estão inseguros com a possibilidade de enviar seus filhos para o Colégio, por isso, optaram pelo ensino híbrido. Já outras famílias acreditam no protocolo de segurança adotado pela escola e na excelente estrutura montada para o bem-estar de suas crianças.

Sabemos que as aulas presenciais são importantes, entre outros fatores, para a socialização dos alunos, disciplina, raciocínio lógico, desenvolvimento intelectual e trabalho em equipe. Porém, mesmo a distância, as aulas remotas são igualmente efetivas, já que as crianças podem exercer sua independência e autonomia, além de usar os meios digitais que antes serviam de distração para aprofundar temas e matérias relevantes, assim como dividir conhecimento através das vídeochamadas.

Entre as medidas de segurança adotadas pelo Colégio, a mais importante continua sendo o uso constante da máscara, além de lavar as mãos com água e sabão, utilizar o álcool em gel sempre que necessário, não compartilhar utensílios pessoais como copos e garrafas e praticar o distanciamento social.

Quando chegarem ao Colégio, logo na entrada, as crianças já serão submetidas aos protocolos de segurança. O uso da máscara é obrigatório e os alunos terão a temperatura aferida, limparão seus calçados e passarão álcool em gel nas mãos.

Para os pais que tenham optado enviar seu filho ao Colégio para as aulas presenciais, uma atitude importante é ter um diálogo com a criança sobre como será esse retorno, destacar as medidas de segurança explicando para que cada uma delas serve, conversar sobre a interação e contato com os amigos, o que pode ou não fazer para garantir a segurança da sua saúde.

Já para quem vai acompanhar as aulas através do ensino híbrido, a recomendação é estar sempre presente no horário combinado para assistir as transmissões ao vivo, além de organizar um cronograma de horários para estudos e tarefas.

Nas aulas presenciais no Colégio ou nas aulas online através das transmissões ao vivo, o que vale mesmo é que estaremos juntos novamente, para um novo ano de muito aprendizado, novas descobertas e muito conhecimento!