Saiba como ajudar sua filha a ser uma mulher confiante e feliz

Ter um filho é uma grande responsabilidade, cuidar de um pequeno ser humano, educá-lo nas diferentes etapas do desenvolvimento não são tarefas fáceis e inclusive faz muitos pais refletirem sobre seus próprios valores.

Na busca por um mundo melhor para os filhos e pessoas melhores para nosso mundo, é fundamental que desde pequenos os pais e familiares reforcem na criação a importância da autoestima, do amor próprio e do respeito com todas as pessoas.

Porém, quando o assunto são as meninas, levando em consideração a sociedade em que vivemos repleta de imposições e pressões sobre as mulheres, é preciso pensar de que maneira podemos colaborar para criar meninas mais fortes, seguras de si, independentes e realizadas por serem quem realmente são.

Questões como a vaidade, padrão de beleza, preocupação com o corpo, carreira profissional, divisão de tarefas em casa e todos os estereótipos relacionados à feminilidade precisam ser trabalhadas a partir de conversas e, é claro, muitos bons exemplos desde cedo.

Algumas atitudes podem ajudar você a contribuir com o desenvolvendo da sua filha para que ela se torne uma mulher segura e muito feliz, como por exemplo evitar críticas ao seu corpo na frente dela. A insatisfação com o próprio corpo é algo comum entre homens e mulheres e acontece quando tentamos nos enquadrar em um padrão na maioria das vezes inatingível. Se você vê a necessidade de buscar uma vida mais saudável, pautada em uma alimentação balanceada e exercícios físicos, mostre para sua filha a importância disso para o seu bem-estar e não relacione magreza apenas com beleza.

Elogiar as qualidades além da aparência é muito importante. Falar que sua pequena é linda não é errado, mas você pode mostrar, através de elogios, que ela é mais que isso. Diga que sua filha é inteligente, curiosa, carinhosa, engraçada, corajosa e muito mais. Certifique-a que além da aparência ela tem muitas outras qualidades e por isso é uma pessoal maravilhosa.

Incentive a independência a autonomia dizendo que ela pode fazer tudo que quiser, alcançar seus objetivos e ser feliz sozinha. Também aceite suas escolhas e aptidões, se ela quiser fazer judô ou qualquer outro tipo de luta, não a force a frequentar aulas de ballet, por exemplo. Lembre-se que não existem atividades de menina ou de menino, permita que ela seja autêntica e se expresse como bem entende.

Referências existem em todos os lugares, principalmente na internet e na televisão, por isso apresente a sua pequena diferentes tipos de mulheres e suas realidades, evite reforçar padrões de beleza e estereótipos batidos, prefira conteúdos que mostrem o valor da representatividade feminina.

Quando for escolher roupas para sair, prefira os looks mais confortáveis às mini roupas de adulto que muitas vezes até impossibilitam a criança de correr e brincar livremente.

O poder do “não” é algo para ser ensinado desde muito cedo. Saber os próprios limites é fundamental para uma vida mais equilibrada e feliz. Então, ensine sua filha que não é por ser mulher que ela tem de aceitar certas coisas, pelo contrário, não existem motivos para se sentir abrigada a fazer ações ou ter medo de dizer a palavra “não”.

A lição mais importante de todas para você passar à sua filha é de que ela tem seu valor e é muito especial. A autoestima é algo para ser trabalhado e construído no dia a dia e você, papai e mamãe, através de simples ações pode contribuir para criar uma menina que no futuro será uma mulher confiante, empática e feliz!