Retorno às aulas: Como lidar com ansiedade dos filhos

O retorno às aulas presenciais é um assunto que tem gerado, e com razão, grande apreensão nas famílias. Discussões à parte, pouco tem se falado sobre a ansiedade das próprias crianças, que há vários meses estão em casa acompanhando de maneira remota as aulas com seus professores.

O início de um ciclo de aulas, seja no começo do ano ou após as férias, sempre é de expectativa. Agora imagine essa mesma situação em meio a um período delicado como o que estamos vivendo. Na cabecinha dos pequenos, que estão há pelo menos 6 meses longe do convívio dos amigos, a ansiedade sobre esse momento pode virar um problema.

“Como vão ser as aulas a partir de agora na classe? E se por acaso eu me esquecer de colocar a máscara? Na hora do recreio vou poder sentar com os meus amigos? Nunca mais vou ficar perto dos meus professores e amigos como antes?”. Essas são só algumas das muitas perguntas que estão dominando o pensamento da criançada. É claro que não podemos esperar que eles saibam administrar todas essas mudanças facilmente, por isso a importância da conscientização e participação da família no momento de retomada. Além desse papel fundamental, de manter a calma e transmitir confiança aos filhos, outra ação muito importante é ouvir, conversar, buscar entender as dúvidas e até os medos em relação a essa nova fase.

As medidas de segurança foram criadas para garantir a proteção da nossa saúde, por isso, os pais devem ser exemplo para os filhos, demonstrando como seguir as recomendações quando estiverem no ambiente escolar, higienizar as mãos, respeitar o distanciamento seguro e o principal, usar corretamente a máscara o tempo todo.

Lidar com mudanças não é uma tarefa fácil, mas quando existe cumplicidade e apoio entre todos da família é possível já ir se preparando e encarar tudo de maneira mais natural e tranquila.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado