Readaptação escolar e os desafios da volta às aulas presenciais

Recentemente as crianças voltaram ao ensino presencial aqui no Colégio. Esse retorno, após o período de isolamento social com aulas remotas devido à pandemia, pode trazer desafios para os pequenos e suas famílias, que precisam lidar com essa nova realidade após tanto tempo longe da sala de aula.

Depois de meses acompanhando as aulas online e fazendo atividades somente em casa, é comum que o relógio biológico das crianças e jovens tenha se acostumado com alguns hábitos não tão positivos como dormir e acordar mais tarde, além de se alimentar e ter momentos de lazer em horários incomuns. A retomada das aulas presenciais e atividades extraescolares que alguns têm durante a semana pode não ser tão simples, por isso, é importante investir em um processo de readaptação escolar com os filhos, evitando uma mudança muito brusca no dia a dia e transtornos como atrasos, irritações e a preguiça.

Veja algumas dicas que podem ajudar a tornar esse retorno mais agradável e tranquilo:

• Redefina com seu filho os horários de dormir e acordar durante a semana, além das horas certas para as atividades extraescolares e os momentos para lazer.

• Chame seu filho para juntos reorganizem a mochila e os materiais que serão usados no Colégio. Essa ação pode parecer simples, mas traz motivação para as crianças e jovens.

• Prepare seu filho para o que vai acontecer no Colégio, reforce a importância do uso constante da máscara, a forma correta de praticar o distanciamento social e os bons hábitos de higiene como lavar as mãos adequadamente, usar álcool em gel com frequência e não compartilhar objetos de uso individual.

• No âmbito socioemocional, incentive a amizade e o contato seguro com os amigos e professores, presencialmente e também de maneira online.

• Acompanhe sempre o desenvolvimento educacional e dia a dia do seu filho em casa e no Colégio. Busque conversar com ele sobre o que aprendeu e fez durante seu dia, sempre observando e o incentivando a falar sobre seus sentimentos.

Quando o Colégio e a família estão e sintonia e estabelecem uma parceria, a experiência do aluno se torna ainda mais especial e repleta de momentos únicos de conhecimento, aprendizado e lazer!