Razões para ensinar xadrez ao seu filho

Engana-se quem pensa que o xadrez é um jogo destinado somente aos adultos. Com muitas vantagens para o desenvolvimento mental e comportamental, ele também é indicado para as crianças.

Considerado hoje como um esporte, o xadrez surgiu na Europa na segunda metade do século XV e é considerado um dos jogos que mais estimulam a memória, a concentração e o raciocínio lógico, por isso traz tantos benefícios para o aprendizado dos pequenos.

No início, o jogo pode até parecer um pouco difícil, mas é justamente o aspecto desafiador que conquista as crianças. Quanto mais aprendem, mais ficam interessadas em compreender a dinâmica, todas as suas possibilidades e jogadas estratégicas.

Fonte inesgotável de aprendizagem, listamos os principais motivos para promover o ensino de xadrez às crianças:

  • O xadrez estimula a atenção, o foco e a concentração, favorece a memória e o raciocínio lógico, além da capacidade de observação e dedução em relação a diferentes situações.
  • Jogando em dupla, desperta valores como o respeito, a honestidade e a responsabilidade com o jogo e o adversário.
  • Ajuda também a promover a paciência, o equilíbrio, aumentar a autoestima e motivar a criança para ter iniciativa e tomar suas próprias decisões.

Agora que você já sabe de tudo isso, alie o aprendizado de xadrez do seu filho à brincadeira e torne o jogo ainda mais fascinante e criativo para toda família!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado