Qual o papel da família na formação do caráter das crianças?

A infância é um momento muito importante para o desenvolvimento individual de cada criança, afinal, é nessa fase que ela aprende a se reconhecer, falar e se relacionar com outras pessoas.

Aos pais e famílias é dado um papel essencial nesse processo, já que são os responsáveis por tudo o que os pequenos vão aprender ao longo da vida como certo e errado, seus direitos e deveres, quais são os principais valores morais, entre outros princípios. É nesse período também que acontece a formação do caráter da criança, um fator muito importante para o resto de sua vida.

Se pararmos para refletir por um momento, chegamos à conclusão de que o caráter é construído por meio dos hábitos e de relações que fazem parte da experiência individual cada um. Ou seja, está ligado ao modo como a pessoa pensa, sente, reage e, por sua vez, reflete sobre o mundo.

Sendo assim, como a família é o primeiro contato da criança com a sociedade, a participação dos pais na formação do caráter e personalidade dos pequenos se torna elementar. É nesse núcleo que a criança vai entender como funcionam os valores da civilidade e do respeito que regem as relações entre os diferentes grupos sociais.

Os pais são, portanto, como uma inspiração para a criança e elas observam tudo, desde atitudes até respostas, e mesmo que não compreendam certas coisas podem reproduzi-las. Por isso é fundamental oferecer referências positivas, além de orientações verbais efetivas.

Conscientes da responsabilidade de todo esse ensinamento na vida do filho, os pais devem estar sempre presentes e atuantes. Proporcionando influências positivas, a família também contribui para que a criança tenha um comportamento saudável em qualquer ambiente, seja em casa ou em outros locais, e com todas as pessoas. Com isso ela conseguirá criar suas próprias ideias e percepções sobre o mundo, tendo autonomia para desenvolver seu caráter.

As crianças aprendem com tudo ao seu redor e com os estímulos certos vindos de casa, até o seu rendimento escolar pode ser superior. Portanto, se você é pai ou mãe, reflita sobre esse assunto e ofereça ao seu filho só o melhor para seu desenvolvimento, amor, carinho, educação e ensinamentos para a vida toda!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado