Qual a importância da leitura no Ensino Fundamental?

Os últimos dados sobre o número de leitores no Brasil assustaram. Afinal, o número que deveria ser crescente, caiu, pelo menos é o que mostrou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, ano-base 2019, divulgados em setembro de 2020. Não há dados mais recentes. Porém, o que esta pesquisa sinalizou foi uma queda de 4,6 milhões de leitores em quadro anos.

Parte fundamental do processo de alfabetização e de absorção de conhecimento ao longo da vida, a leitura favorece o despertar da criatividade e o pensamento crítico, por exemplo. E, para você que se preocupa com o futuro, vamos deixar algumas dicas sobre como introduzir a leitura no cotidiano das crianças.

• Contar histórias. Esta é uma forma eficiente de estimular, desde muito cedo, a criatividade e a curiosidade das crianças.
• Estimular a escrita. Enquanto escreve, se lê, melhora vocabulário e desperta interesse.
• Presentei com livros. Dar livros de presente não pode ter como interpretação um presente “chato”, mas exija que antes o estímulo e o exemplo sejam dados.
• Descubra o que desperta o interesse do seu filho, neste caso para aqueles um pouco mais velhos, e isso facilitará o envolvimento na leitura.

Durante o Ensino Fundamental, o nível de exigência vai além da simples compreensão, mas exige reflexão, crítica e capacidade de estabelecer discussões sobre o conteúdo. Para que isso aconteça dentro de um parâmetro aceitável, é indispensável que a leitura tenha sido desenvolvida ao longo dos anos que antecederam.

Ler vai muito além das aulas de Língua Portuguesa, Literatura e História, este é um dos meios pelos quais os alunos desenvolvem suas capacidades e conhecimento. Comece hoje mesmo a ler e também a estimular que seus filhos, sobrinhos e amigos também leiam.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado