Pré-adolescência: Como lidar com essa fase

E num piscar de olhos, seu filho ou filha que antes era criança se torna um pré-adolescente, com opiniões fortes e comportamentos diferentes. Esta fase do desenvolvimento apesar de normal, não é fácil nem para os pais e muito menos para os jovens, que estão lidando com dúvidas e inseguranças próprias da idade.

A pré-adolescência é o período em que as crianças estão deixando a segunda infância e entrando na puberdade, acontece geralmente entre os 10 e 14 anos e é marcada pelas mudanças corporais e comportamentais.

Neste período é natural que a família tenha dúvidas de como educar e gerenciar as situações do dia a dia. Lidar com as mudanças dos filhos pode ser desafiador, por isso, separamos algumas dicas para ajudá-los.

Paciência e empatia
Para os pré-adolescentes essa fase não é nada fácil, então os pais precisam ter paciência e empatia para apoiá-los. A maior dificuldade é administrar os conflitos físicos e emocionais, por isso, se o alicerce familiar for bem fundamentado e o relacionamento com os pais for bom, o presente tende a ser melhor, assim como o futuro, quando estiverem na adolescência.

Converse sempre
O diálogo é sempre bem-vindo em qualquer circunstância, então busque criar essa cumplicidade com seu filho ou filha. Crie o hábito de falar sobre todos os assuntos, dos mais triviais aos mais sérios e profundos.

Envolvimento e novos interesses
É muito comum que nesta fase seu filho ou filha crie novos interesses, se antes eram envolvidos com brincadeiras e jogos presenciais, agora podem ter mais vontade de ficar isolados optando por conteúdos da Internet. É aí que os pais devem ficar atentos, não proibir o acesso online, mas supervisionar e separar o joio do trigo, daquilo que é interessante ou não para seus filhos terem contato nessa idade.

Momentos de qualidade
Não se engane, o modo arredio dos pré-adolescentes não significa que eles não querem passar tempo com você, pelo contrário, momentos de qualidade e carinho entre pais e filhos são necessários e recomendados nesta fase, além de aproximá-los vai ajudar para que desenvolvam mais cumplicidade e amizade.

Se você gostou dessas sugestões, bora colocar em prática hoje mesmo com seu filho ou filha!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado