O que fazer quando a criança não gosta de estudar?

Estudar é descobrir um mundo de novas coisas e para a maioria das crianças, ir ao Colégio, fazer atividades e lições de casa é algo bastante prazeroso. Já para outras, nem tanto. Algumas crianças encaram os estudos como mais uma obrigação e tendem a reclamar para os pais, demonstrando insatisfação diante das responsabilidades.

Todos sabemos que o conhecimento é a arma mais poderosa que podemos ter, que contribui para nossa evolução e amadurecimento enquanto pessoas e cidadãos atuantes na sociedade. Estudar exige disciplina e dedicação, o que não é algo fácil, mas, por outro lado, não precisa ser tratado como uma tarefa árdua e chata.

Lidar com um filho que não gosta de estudar é uma situação difícil, que requer compreensão da família, mas tem solução e para te ajudar com isso nós separamos algumas dicas para colocar em prática no dia a dia.

A primeira delas é lembrar que vocês, familiares, são um exemplo, portanto, evite falar mal dessa atividade. Pelo contrário, compartilhe coisas boas que se dedicar aos estudos te trouxe, fatos da sua infância na escola, situações da juventude e do seu trabalho hoje em dia. Mostre como aprender pode fazer a diferença na vida das pessoas e pode influenciar diretamente suas oportunidades.

Outra situação é ressaltar o processo de estudar, a prática da leitura e das atividades, não focando somente na nota final da prova ou do boletim. Estudar é dedicação e isso deve ser reconhecido, pois é algo bem maior do que só decorar conteúdos para se sair bem em uma avaliação escrita ou chamada oral. Portanto, elogie sempre o esforço do seu filho e não apenas só quando ele tira uma nota alta.

A rotina de estudos e a organização são elementares. A bagunça confunde a mente, por isso, criem juntos o hábito de organizar o ambiente para o momento de estudar. Assim como a rotina, estipule dias e horários específicos fora da escola para essa prática, para que seu filho se concentre nas tarefas e estudos em casa. Faça tudo isso sempre incluindo a criança no processo, levando em conta suas opiniões e sentimentos.

Incentive seu filho a estudar sozinho, mas sempre mostre apoio e busque conversar com ele sobre como foi seu dia, o que ele aprendeu de novo e o que mais gostou no Colégio. Esse tipo de diálogo é fundamental e mostra para a criança que você se interessa por ela e por sua rotina.

Estudar é muito importante, desenvolver as tarefas e projetos de casa também, mas aprender coisas novas não é só isso. Juntos, pais e filhos podem se dedicar ao aprendizado de outras atividades ou hobbies, como por exemplo um novo idioma, um tipo de dança ou de esporte. Isso fará toda a diferença para o relacionamento.

Reforçando os laços entre a família, sempre apoiando e valorizando os progressos e conquistas uns dos outros, dialogando sobre todos os assuntos e dificuldades, fica mais fácil contornar essa questão e cumprir com o objetivo.