O papel da robótica na educação

Conheça alguns dos benefícios da robótica no aprendizado das crianças.

Com a evolução tecnológica a todo vapor, as novas gerações já crescem em um meio de alta exposição aos recursos tecnológicos, e porque não aproveitar este momento para estimular de maneira saudável comportamentos que melhoraram o desenvolvimento das crianças?

De uma forma prática e divertida, a robótica vem se tornando uma tendência na educação e fornecendo uma série de benefícios para o aprendizado dos pequenos. Essa metodologia, contribui para o aprendizado multidisciplinar, desenvolvendo as habilidades de cada disciplina durante as atividades e colaborando para o desenvolvimento social e pessoal do aluno.

Estímulo do raciocínio lógico

Com aulas práticas, o aluno é colocado em contato com situações desafiadoras, e é estimulado a buscar estratégias e criar soluções para problemas propostos pelo professor ou pelos próprios alunos. Atividades como esta, estimulam o aluno a pensar de forma estruturada e lógica. Se não houver ligação entre a ideia e a resolução de um problema, os estudantes ficarão perdidos e não terão um bom rendimento.

Promoção do aprendizado multidisciplinar

Além de promover a integração dos conceitos de várias áreas, como artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática, a robótica estimula a capacidade de trabalhar em grupo, exercita a autoconfiança dos alunos e tem reflexos significativos em outras áreas da vida escolar.

Fortalecimento do trabalho em equipe

Os alunos desenvolvem a capacidade de se relacionarem com os colegas, respeitando as diferenças e explorando as habilidades de cada membro. Além disso, lidam a todo instante com a resolução de problemas, aprendem a organizar suas ideias, a trabalhar com ética e a fazer a gestão de tempo e de emoções.

Desenvolvimento da criatividade

A criatividade é parte essencial do sucesso da robótica e também da vida da criança. O melhor ambiente de aprendizagem acontece quando oportunidades são dadas para que os alunos possam usar a sua criatividade, expor seus pensamentos, explorar suas emoções e assim se tornarem sujeitos ativos de sua própria aprendizagem.

Aqui no Colégio Elementar a robótica educacional já é uma realidade. Com metodologia e conteúdos que despertam o interesse dos estudantes, através do programa Viamaker Education, nossa maneira de ensinar se transformou em uma experiência ainda mais eficiente e divertida.