Horta em casa estimula o contato com a natureza e o senso de responsabilidade

Durante a rotina no Colégio o aprendizado das crianças é intenso. A cada dia elas têm contato com um novo conteúdo, novas atividades e exercícios para colocar em prática seus conhecimentos. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento durante a infância, mas em casa esse aprendizado deve continuar.

Uma ótima maneira é criar atividades práticas para que os pequenos adquiram novas habilidades. Uma delas é ter uma horta em casa, por exemplo, que traz mais benefícios do que você pode imaginar, além de proporcionar ótimos momentos em família.

Estimular o contato com a natureza na infância é elementar para que as crianças entendam uma série de coisas relevantes como a importância da sustentabilidade e de preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

Através dessa prática, também é possível ensinar para seu filho o valor da responsabilidade que ele terá cuidando com carinho das sementes e mudinhas todos os dias. Além, é claro, de ajudar na educação alimentar, introduzindo no cardápio da família novos alimentos que terão um gostinho especial, já que foram cultivados em seu próprio lar.

Bora fazer uma horta em casa? Reúna a família e siga as dicas que separamos para ajudar nessa tarefa!

A primeira coisa é escolher o local onde será a horta, ele precisa receber bastante luz do Sol e ter uma terra limpa, sem pedras ou cascalhos que possam atrapalhar o crescimentos das plantinhas. Se você mora em casa, pode escolher um pedaço do quintal, mas se mora em apartamento, pode fazer a sua horta em vasos.

É chegada a hora de escolher o que vocês vão plantar e para isso é interessante, novamente, considerar o seu espaço. Se a horta for no seu quintal, você pode optar por espécies maiores, como tomate e berinjela, mas se for no apartamento é preciso escolher as menores como os temperos, cebolinha, alecrim, morango e até alface.

No momento do plantio, seja no chão ou em vasos, certifique-se de que a terra é boa e está realmente preparada para receber as sementes e mudas. Nessa parte, deixe que as crianças se divirtam colocando as mãos na terra. E não se esqueça de que plantas em vasos precisam de maior atenção e drenagem adequada.

Fazer a horta ou atividades com os filhos potencializa o desenvolvimento, traz novos conhecimentos, além de muita diversão para toda a família!