Ensino Bilíngue: Por que iniciar os estudos na infância?

Se aprofundar em uma nova cultura, viajar, assistir filmes sem legenda, jogar videogame, realizar sonhos, conseguir um emprego em uma conceituada empresa, a importância e os benefícios em ser bilíngue são imensos e trazem um universo de possibilidades para a criança e ao adolescente que desde cedo praticam e alcançam a fluência do idioma.

Há muitos anos a importância de saber um segundo idioma é colocada em questão, mas o que antes era um diferencial desejável, com a globalização e interligação dos países se tornou uma necessidade. O mundo de quem é bilíngue se expande e cria conexões muito mais rápido do que o de uma pessoa que não fala uma segunda língua.

E quanto mais cedo a criança tiver contato com um novo idioma, mais fácil será para ela aprender e absorver uma bagagem de conhecimentos, com costumes, habilidades culturais e linguísticas e comportamentos, que farão toda a diferença no futuro.

Aprender inglês é mais fácil quando se é criança

As crianças são verdadeiras “esponjinhas” e absorvem todo o tipo de conteúdo que é apresentado. E isso não é diferente quando se trata da aprendizagem de um novo idioma.

Isso porque estamos falando de uma fase de grande desenvolvimento, em que, segundo estudos, o cérebro se desenvolve mais rápido e a inserção de estímulos ambientais nesse período da vida ampliam as conexões neuronais, facilitando o aprendizado. Por isso, elas começam a aprender inglês assim que têm o primeiro contato com a língua e chegam mais rápido na fluência perfeita.

Mas é claro que os pequenos ainda não tem uma visão clara do futuro, de como aprender um novo idioma trará inúmeros benefícios, por isso, é importante abordar o outro lado do aprendizado – o da diversão, da cultura e do entretenimento.

Fluência na vida adulta

Quanto mais praticamos uma atividade, melhor ficamos, e com o idioma é mesma coisa. Se a criança começa a aprender inglês desde cedo, está em frequente contato com a língua, estuda e coloca os ensinamentos em prática, é muito provável que quando chegar à vida adulta esteja fluente.

Desta forma, será muito mais fácil conquistar oportunidades que exijam o inglês, como uma bolsa de estudos no exterior e o acesso a uma formação diferenciada. Ao contrário de alguém que opta pelo aprendizado mais tarde e por exigência do mercado de trabalho.

Além, é claro, de ter maior independência para viajar e estar em contato com outras culturas, já que o inglês é uma língua universal praticada na maior parte dos países. São inúmeras oportunidades!

Aproveitamento além do novo idioma

Durante todo o processo de aprendizado, as crianças se desenvolvem com mais facilidade, especialmente porque ao estudar inglês ou outro idioma, o cérebro passa a receber novos e importantes estímulos, e quanto mais o cérebro se exercita, mais rápido ele se desenvolve.

Além disso, o estudo de um novo idioma na infância também estimula as funções cognitivas, favorecendo o desenvolvimento pessoal e o aproveitamento das outras disciplinas escolares!

Agora imagina que legal o seu filho aprender inglês de forma integrada ao cotidiano educacional? Aqui no Colégio Elementar isso é possível, nós somos bilíngues!

Pensando em todas as experiências e benefícios que esperam por nossas crianças, nós trabalhamos com metodologia de exposição diária ao idioma, com experiências e atividades interativas e material didático nativo da Cambridge University.

Tudo pensado com muito carinho, para que nossos alunos tenham a melhor experiência possível com o novo idioma.