Educomunicação une tecnologia às mídias sociais em prol do aprendizado

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e as mídias sociais desempenham um papel muito importante na vida das pessoas e no desenvolvimento da nossa sociedade.

É nesse contexto que entra a Educomunicação, unindo a tecnologia às mídias sociais com o objetivo de inserir essas ferramentas no cotidiano escolar, permitindo aos alunos experiências únicas a partir do contato saudável com os meios de comunicação.

O uso das mídias no processo da educação oferece aos estudantes e professores a oportunidade de produzir cultura e conhecimento de maneira criativa, dinâmica, interativa e divertida.

A partir disso, é possível ampliar o diálogo, melhorando a capacidade de expressão e estimulando o pensamento crítico dos alunos, o que é excelente para que os estudantes aprendam a ter uma visão mais crítica sobre os conteúdos que consomem diariamente nos veículos de comunicação.

A aplicação da Educomunicação no Colégio como estratégia de ensino traz inúmeros benefícios para o processo de aprendizagem. Além de estimular a autonomia, aumenta o interesse das crianças com a utilização de recursos que já fazem parte do seu cotidiano como vídeos, podcasts e outras mídias.

Como protagonista do ensino, o aluno tem maiores chances de desenvolver uma cultura digital própria. Colocando em prática aquilo que aprende através da produção de projetos com o uso de tecnologias, ele também ganha a possibilidade de compreender melhor os conteúdos.

Desenvolver projetos exige mais do que boas ideias e aí é que temos mais um ponto favorável a Educomunicação. O método contribui diretamente para que os alunos desenvolvam habilidades como planejar etapas, organizar e executar o que foi proposto. Desse modo, podem aprimorar importantes competências de maneira individual e também em grupo, como a inteligência emocional e o relacionamento interpessoal.

O consumo midiático entre as crianças e adolescentes tem aumentado cada vez mais, tanto por influencia da televisão como da internet. Logo é urgente que eles criem essa postura crítica quanto aos temas que assistem e compartilham.

Aprender como funciona a produção de conteúdos é uma excelente maneira de fazê-los compreender a atuação dos meios de comunicação. Esse entendimento estimula o pensamento crítico e permite que sejam mais conscientes em relação aos conteúdos que consomem hoje e vão consumir no futuro, quando forem adultos.