Dicas para estabelecer uma rotina de estudos em casa

Para muitas crianças o estudo deve acontecer somente no ambiente escolar, em casa é somente descanso e diversão, mas cá entre nós, não é bem assim. É preciso ensinar desde cedo o hábito de também estudar em casa.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, afinal, existem inúmeras distrações como – tv, videogame, os amigos da vizinhança, e até mesmo o telefone celular que tornam essa tarefa ainda mais difícil, mas com uma rotina bem adaptada, a criança aos poucos vai desenvolvendo o prazer em fazer as atividades escolares.

Nós separamos aqui, algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia, para aos poucos, tornar o estudo em casa um momento também de diversão.

Organize um lugar tranquilo para os estudos

Escolha um cantinho de estudos que seja tranquilo e silencioso para que a seu filho possa se concentrar, ler e raciocinar. Evite lugares agitados em que pessoas entram e saem o tempo todo. Se possível, torne esse espaço ainda mais atrativo para ele, personalize e decore com itens que despertem o interesse e constroem a ideia de um espaço do jeitinho dele.

Coloque uma música ambiente tranquila, pode ser até uma que ele goste, mas bem baixinha ao fundo, mantenha o ambiente bem iluminado e uma garrafinha de água por perto. De vez em quando, vá até ele, pergunte como está indo e se está precisando de ajuda. Tudo isso colabora para tornar o momento mais agradável.

Estabeleça “a hora do estudo”

No começo vai parecer uma missão impossível, e dará muito trabalho até ele se adaptar, mas reservar um tempo fixo e diário, ensina a importância da organização, e aos poucos ele percebe que os conteúdos não se acumulam e o tempo de dedicação aos estudos são menores e mais eficientes. Para tornar a adaptação mais agradável, você pode negociar com ele o momento de maior disposição e que também não atrapalhe as horas de lazer.

Um resumo diário ajuda a fixar o que foi estudado

Inclua na rotina de estudos o hábito de um pequeno resumo do que aprendeu no dia. Ele pode fazer como um diário, contando com as próprias palavras o que estudou. Essa atividade é importante, porque é neste momento que formalizam o que aprenderam, se aprofundaram no conteúdo e também podem esclarecer dúvidas e equívocos de entendimento.

Ajude na organização

Nesta fase dos estudos existem muitas disciplinas e muito conteúdo. Muitas vezes a dificuldade nos estudos em casa, surge pela falta da organização. Por isso, auxilie nesse momento e defina os dias em que ele pode estudar cada matéria.

Aposte no uso das tecnologias

A tecnologia não está à disposição somente para a diversão, existem muitos sites e aplicativos para fazer exercícios de diversas matérias, como – português, matemática, ciências, história e até mesmo línguas estrangeiras. O aplicativo DuoLingo é um deles, ele oferece o estudo de uma série de idiomas de uma forma super dinâmica que vai colaborar para a criança ter uma maior bagagem cultural.

Outra dica, é acessar site de grandes museus do mundo, muitos oferecem um tour virtual super bacana para conhecer obras de arte, sem sair de casa.

Priorize momentos de lazer

Estudar é muito bom, mas é preciso manter um equilíbrio com os momentos de lazer e entretenimento. Depois que ele tiver cumprido com as obrigações do dia, estimule a fazer algo que goste. Pode ser um jogo em família, encontrar um amiguinho, assistir um desenho ou filme predileto, assim, no dia seguinte ele estará mais disposto para a rotina de estudos.