Crianças que mentem: Como lidar com essa situação

Às vezes, falar algo que não é verdade para ser educado ou evitar um constrangimento é inevitável entre os adultos, mas quando isso começa a acontecer com as crianças é preciso ter uma dose a mais de atenção e compreensão para lidar com a situação.

As crianças geralmente começam a contar mentiras por volta do dois anos e podem fazer isso até mesmo quando ainda nem começaram a falar, apontando para pessoas e objetos. Assim como os adultos, os pequenos fazem isso para não decepcionar alguém que gostam, para ter algo que desejam, para fugir de responsabilidades e até para chamar atenção ou impressionar alguém.

De primeira pode parecer algo sem importância, mas as famílias devem ficar atentas ao fato das crianças mentirem, pois isso pode representar suas angústias e frustrações, ou mesmo ser uma reprodução dos comportamentos dos adultos mais próximos.

Como os pais e em geral a família deve dar o exemplo, é muito importante sempre demonstrar honestidade e ensinar as crianças o valor das palavras e atitudes, assim como as consequências positivas e negativas, a depender de suas escolhas.

Mas, como lidar com as mentiras das crianças? Elencamos algumas dicas para ajudar a driblar essas situações com compreensão, empatia e paciência, afinal, o mais importante não é o castigo, mas as lições que são passadas da família para os filhos.

Dar o exemplo é elementar! As crianças observam tudo que os adultos fazem e, portanto, agem de maneira semelhante. Então, tenha cuidado com suas ações para que sejam coerentes com seus ensinamentos.

Se alguma situação de mentira acontecer, mantenha a calma e explique para a criança a importância de assumirmos nossos erros e falhas. Sempre jogue limpo com seu filho, pergunte o que você quer saber sem criar armadilhas para contradize-lo e deixá-lo desconfortável, principalmente o acusando na frente de outras pessoas. Lembre-se que a conversa franca é a melhor saída para todas as situações.

Na hora da conversa, passe segurança para seu filho e não dê punições. A criança não pode chegar à conclusão de que uma mentira vale a pena se ela suportar o castigo, pelo contrário, deve entender que mentiras podem gerar consequências desagradáveis.

Corrigir os erros faz parte do processo, então dê essa oportunidade a seu filho, afinal, reparar um erro vale mais a pena do que um castigo, além de contribuir para o amadurecimento da criança.

Ter segredos pode e deve ser permitido! Todos merecem ter sua privacidade respeitada e é neste ponto que os pais e a família devem se mostrar acolhedores para que a criança possa conversar e dividir seus sentimentos quando estiver pronta.

Além de ser um exemplo para as crianças, mostrando o melhor caminho a seguir, os pais devem sempre ajudar seus filhos a verem as diferentes possibilidades que têm para que a mentira não seja o recurso mais cômodo para seus conflitos.

Através do diálogo, da compreensão e do respeito, as crianças podem receber os melhores exemplos para um desenvolvimento saudável e uma educação completa para a vida!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado