Como incluir atitudes sustentáveis na rotina da sua família

O contato com a natureza é elementar para o desenvolvimento infantil e contribui para a saúde física, mental, aprendizagem e desempenho escolar, atuando contra o estresse, a hiperatividade e o déficit de atenção. Mas quando falamos de natureza e a sua relevância na nossa vida e na dos pequenos, precisamos salientar também a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Ensinar as crianças desde cedo a incluírem ações sustentáveis em sua rotina vai ajudá-las a desenvolver de maneira natural a consciência sobre esse tema, mas vale ressaltar que não basta apenas instruir, mas sim oferecer o exemplo disso dentro do dia a dia da família.

Juntos, vocês podem começar com ações simples como a regra do “ligou, desligou”, que vai valer para todos da casa. É simples, se a criança estiver no quarto com a luz acesa, ao sair deve apagá-la ou se ligou a TV para ver um desenho e ele já acabou, precisa desligar quando for fazer outra coisa. Essa pequenas atitudes logo se tornam hábitos para um dia a dia mais sustentável.

Escovar os dentes sempre com a torneira fechada e tomar banho com mais rapidez ajudam a economizar água. É elementar explicar para os pequenos de onde vem água que sai da torneira e do chuveiro e principalmente, que ela é um bem precioso e finito, por isso, é preciso usá-la com cautela, buscando sempre não exagerar.

Separar o lixo é outro hábito que tem tudo a ver com sustentabilidade. Em casa, as crianças podem ajudar nesta tarefa, basta combinarem de separar o lixo orgânico do reciclado em sacos diferentes. Os recicláveis podem até virar brinquedos bastante criativos e na internet vocês encontram ótimas ideias para produzir em família.

Comer sem desperdiçar também é um ensinamento valioso. Na hora das refeições, ensine seu filho a montar o prato com porções de alimentos suficientes e se ao terminar ele ainda estiver com fome, pode repetir quantas vezes quiser, o que não pode é colocar muita comida no prato para depois jogar fora.

Na Escola, as crianças aprendem bastante sobre o meio ambiente e o valor da sustentabilidade para nosso futuro, mas em casa o papel da família é indispensável para estimular que os pequenos pensem no assunto e coloquem em prática atitudes positivas para se tornarem jovens e adultos mais conscientes.