Como ajudar as crianças a aproveitarem melhor as aulas remotas

Com o agravamento da pandemia e seus impactos na sociedade, as aulas presenciais foram suspensas e, portanto, nossos alunos estão de novo recebendo o aprendizado de maneira on-line, através das aulas remotas.

Se adaptar às medidas do protocolo de segurança para estar nas aulas presenciais já havia sido desafiador para as famílias e consequentemente para as crianças, que tiveram que entender os motivos de usar máscara, manter o distanciamento e todos os hábitos de higiene necessários para estar no ambiente escolar.

Agora, em casa novamente, o desafio é outro: manter os pequenos ligados na telinha do celular, tablet ou computador, pelo tempo necessário para acompanhar todo o conteúdo trabalhado durante as aulas remotas.

Temos que admitir que para a cabecinha das crianças, entender tudo isso não é algo fácil. Estar longe do convívio com os amigos e professores que tanto gostam, da maneira tradicional de aprender, de brincar na hora do recreio, tudo isso tem de ser levado em conta neste momento e é preciso paciência.

Pensando na realidade atual das famílias, o Colégio Elementar separou algumas dicas para ajudar as crianças a aproveitarem melhor o ensino remoto e dessa maneira tornar o aprendizado ainda mais eficaz.

Um dos pontos mais importantes é escolher um local na casa ou apartamento para as crianças estudarem. Este espaço deve ser sempre o mesmo, organizado, confortável, tranquilo e longe de interferências que possam estar acontecendo no resto do lar.

Outro ponto muito importante é que ao entrar na aula on-line, professor e alunos combinam como tudo vai ocorrer, as regras e dinâmicas que vão seguir. Os pais, portanto, devem estar atentos a esses “combinados” para ajudar as crianças e garantir que o ambiente será agradável e a aula atinja seu objetivo.

Câmera e microfone devem ser testados antes de entrar na aula on-line. E já com o grupo é fundamental permanecer com a câmera ligada para interagir com os amigos e captar melhor os conteúdos. Lembrando que o microfone deve ficar desligado e ser ativado somente quando o professor pedir ou liberar para aquele tempinho de conversas e brincadeiras.

Após a aula on-line, chega o momento de fazer as tarefas e atividades complementares. Aqui também é essencial a participação dos pais, para que as crianças se mantenham focadas e não se distraiam com o celular. Uma ótima saída para isso é estabelecer um horário para os estudos e outro para o lazer.

Os últimos meses têm sido de adaptações constantes, tanto para o Colégio e a equipe pedagógica como para as famílias, por isso, temos que nos manter unidos apesar da distância, priorizar sempre o bem-estar, o aprendizado e a educação de qualidade das nossas crianças!