Aproveite as férias com atividades divertidas para toda família

Estamos naquela época que a turminha adora, as férias de fim de ano. Mas devido aos riscos da pandemia e ao isolamento social, fazer uma longa viagem não é recomendado, mas isso não significa deixar de aproveitar o tempo em família, já que existem diversas outras maneiras de garantir a diversão da criançada.

Reúna todos de casa e comece planejando as atividades em uma lista. Praticar atividades físicas é recomendado para todas as idades, por isso, convide seu filho para conhecer um novo esporte ou se aperfeiçoar em um que vocês já se dedicam como andar de bike, jogar futebol, vôlei e basquete. Só caminhar conversando também é bem legal, além de se exercitarem, vocês podem olhar a paisagem ou a rua e comentar sobre o que estão vendo.

O gosto pela leitura deve ser motivado nas crianças desde cedo e é algo que fará toda a diferença. Para incentivar seu filho a ler mais vocês podem fazer isso juntos. É só escolher um livro com uma história que desperte a curiosidade e começar. Para deixar tudo mais divertido leiam os capítulos e comentem, encenem a história imaginando como seriam os personagens na vida real e aproveitem todo o aprendizado.

Vamos explorar a cozinha? As crianças adoram preparar receitas e você pode fazer disso uma oportunidade de diversão. Chame todo mundo e divida tarefas de acordo com a idade, depois que a receita estiver pronta é só curtir o prato delicioso.

Os pequenos são muito criativos, descobrem brincadeiras e enxergam brinquedos em tudo, então você pode usar isso para a criação de um projeto em família. Convoque todos para a construção de jogos e brinquedos de sucata, esse será o momento perfeito para estimular a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico e a autonomia do seu filho. E você vai se surpreender com as brilhantes ideias que vão surgir de sua cabecinha!

Outra ideia muito boa para fazer em família é iniciar o cultivo de uma hortinha e casa ou no apartamento. Ver as plantinhas crescendo é maravilhoso e um exercício muito enriquecedor para a educação das crianças. Vocês também podem escolher um lugar para juntos plantarem uma mudinha de árvore e de tempos e tempos irem visitá-la.

As possibilidades de atividades com os filhos e a família são muitas e a diversão é garantida, mas o que mais importa não é aonde vocês vão ou o que irão fazer, mas sim esse tempo juntos, as vivências e boas histórias que irão escrever. Faça com que cada momento seja inesquecível, cheio de alegria e motivos para sorrir!