Aprenda a montar uma biblioteca em casa para seu filho

O incentivo a leitura na infância é elementar, já que além de nutrir o imaginário estimulando a criatividade, o contato com os livros contribui para o desenvolvimento intelectual, senso crítico e ampliação do conhecimento.

O quanto antes os pais começarem a incentivar seus filhos, melhor será para que eles se tornem leitores interessados e assíduos. Além dos livros indicados pelo Colégio, você pode criar o hábito de adquirir mais títulos e montar uma biblioteca com um cantinho da leitura confortável em sua casa.

Mas atenção: Fazer uma biblioteca infantil é mais que criar um espaço para guardar os exemplares que vocês já têm. É como um convite à leitura, um inventivo a mais para despertar no seu filho o interesse pelo mundo incrível dos livros e suas histórias, portanto, é preciso colocar um dose a mais de carinho e criatividade nesse projeto.

Antes de tudo, vocês devem planejar e escolher o melhor espaço em casa ou no quarto da criança. O lugar onde será a biblioteca deve ser especial e sua decoração, também. Opte por cores, objetos e coisas que seu filho goste como tons de azul, amarelo ou rosa, figuras de animais, corações ou personagens, por exemplo. O importante é que o ambiente pareça divertido e tenha a cara do seu pequeno ou pequena.

Mesmo se escolherem um espaço reduzido, a disposição dos móveis e prateleiras também é fundamental para que tudo funcione. É preciso levar em conta a altura da criança e suas habilidades motoras, afinal, ela tem que ter autonomia e acessibilidade aos livros, sem precisar te chamar cada vez que quiser se divertir em uma nova aventura. Para garantir o aconchego do espaço, coloque um tapete fofinho, um puff ou poltrona com almofadas e pronto!

Quanto aos livros, aposte em títulos de diferentes gêneros literários, de acordo com a faixa etária indicada. Quanto mais diversificada for a biblioteca, melhor será para estimular a imaginação e criatividade. Vocês podem reunir livros de aventura, romance, contos, fábulas, poesias e também os famosos e interativos gibis e histórias em quadrinhos.

Para instigar ainda mais os pequenos leitores, vocês podem fazer um mural e depois de combinarem uma meta, irem anotando o que já foi lido. Podem, ainda, fazer uma escala de notas com pontos para estabelecer quanto um livro foi mais interessante e divertido que o outro.

Como muitos dizem, ler permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar. Além disso, é um excelente hábito que só traz benefícios no presente e para o futuro. Por isso, incentive seu filho, dê o exemplo e tornem-se juntos grandes leitores!