Amigos para a vida toda: Entenda a importância da amizade na infância

Amigos são elementares para a vida, é ter com quem compartilhar momentos felizes e também aqueles nem tão bons assim, afinal quem é companheiro de verdade está com a gente em todas as horas.

A amizade na infância deve ser estimulada desde cedo e é ótima para o desenvolvimento das crianças. Se identificando com o outro e interagindo, os pequenos trabalham as habilidades interpessoais, aprendem a construir relacionamentos, conviver com as diferenças, ter lealdade, confiança, respeito e empatia.

Conforme o tempo vai passando e as crianças vão amadurecendo, as amizades tendem a ficar mais estáveis e profundas, o que possibilita maior apoio emocional e troca de experiências entre as partes.

A criança que tem amigos se comunica melhor e aprende a lidar de maneira mais fácil com situações de conflito e problemas. Isso porque na companhia de um ou mais amigos, ela tem contato com opiniões diferentes, desavenças e descobre a competitividade, aprendendo assim a encarar as coisas de forma mais assertiva.

Em geral, até mesmo as crianças mais tímidas se mostram interessadas em fazer novas amizades, por conta disso, todo o processo de relacionar-se acontece de maneira natural. Os pequenos podem fazer amizades na escola, no condomínio, na vizinhança onde moram e até em cursos extras como na natação ou no balé.

E para os pais que se preocupam com a duração das conexões de seus filhos, os afastamentos são comuns de acontecerem, por exemplo, em uma mudança de escola ou de cidade, mas é elementar saber que independente do tempo, fique a lembrança de que esse relacionamento foi válido e importante para o processo cognitivo e afetivo da criança.

Ter amigos é tudo de bom e só traz benefícios para o desenvolvimento, por isso incentive seu filho a fazer amizades, desenvolver relações e cultivar momentos inesquecíveis ao lado de pessoas que podem estar com ele para o resto da vida!