Alfabetização emocional: você sabe o que é?

Durante a infância, as crianças têm contato no Colégio com diversas áreas do conhecimento. Elas aprendem português, matemática, história, ciências, geografia e muitos outros conteúdos fundamentais para a vida escolar, porém, durante todo esse processo de formação, não podemos nos esquecer do campo das emoções, que deve ser trabalhado também em casa, no ambiente familiar.

É justamente nesse ponto que surge o conceito da Alfabetização Emocional. Com o objetivo de ensinar o que são as emoções e como cuidar da compreensão dos sentimentos de cada indivíduo, ela contribui para um crescimento mais saudável e, consequentemente, um desenvolvimento escolar mais satisfatório.

Cada fase do crescimento tem suas descobertas, mas também seus contratempos. As crianças passam por inúmeras situações no dia a dia em que precisam lidar com a frustração, tristeza, alegria, entre outros sentimentos. Muitas vezes, pela falta do conhecimento de suas emoções, elas têm dificuldades e dependendo do momento ficam bravas, irritadas e não entendem o porquê das coisas, o que é perfeitamente normal.

Reconhecemos, então, a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, um trabalho que deve ser feito em conjunto a partir da união entre o Colégio e a família, tudo para trazer o máximo bem-estar para vida das crianças.

Um dos principais benefícios da Alfabetização Emocional para a formação da criança enquanto indivíduo é o autoconhecimento para identificar as próprias emoções e entender como gerenciá-las diante às situações. Saber controlar essas emoções é fundamental na tomada de decisões e determinante para o desenvolvimento pessoal.

A maturidade emocional é outro fator importantíssimo quando estamos falando sobre esse assunto, pois é fundamental para uma vida saudável. Crianças imaturas são propensas a brigar mais, se irritam com facilidade e têm dificuldades de relacionamento, tudo por não serem capazes de controlar seus sentimentos e respeitar os dos outros. Aí começam os problemas relacionados ao bullying, por exemplo.

Trabalhar desde cedo aspectos da alfabetização emocional com os pequenos contribui para que eles aprendam aos poucos o que é ser resiliente. Assim, mesmo frente às dificuldades, as crianças vão desenvolvendo a capacidade de lidar com problemas, se adaptar e superar obstáculos, o que fará toda a diferença na hora de enfrentar os desafios da adolescência e posteriormente da vida adulta.