A importância da rotina na vida das crianças

A vida de adulto é repleta de afazeres, responsabilidades, agenda lotada e uma forte administração das rotinas. O objetivo disso é conseguir organizar tudo que precisa ser feito, dentro do tempo disponível de cada dia da semana.

Já sabemos disso, mas quando avaliamos a vida das crianças, a rotina se aplica? O que temos como certeza é o quanto isso é difícil de ser implementado. Mas, na sequência, vamos entender como pode ser possível.

Que tal começarmos pelos benefícios? Crianças com rotinas implementadas desenvolvem o senso de responsabilidade e independência, o que as torna mais confiantes. Além disso, podemos destacar também o fato de que ao adquirir essa nova postura, outras tomadas de decisão se tornem mais flexíveis – por exemplo, na hora de interromper a brincadeira com aquele coleguinha para ir embora ou tomar banho.

Ter rotina para realizar as tarefas do dia, também abre brecha para as agendas de diversão e lazer. Aproveite este momento para explicar sobre dedicação e benefício, além da importância de equilibrar tudo isso.


Vamos para algumas dicas de como implementar estas rotinas. Mas, veja, não são fórmulas exatas, leia e analise a que fizer mais sentido para o seu cotidiano e do seu filho.

Hora de dormir
Horas de sono reguladas ajudam na recuperação da energia e na absorção do conhecimento. Além do mais, dormir bem garante um dia com mais disposição.

• Hora de comer
Ter horário para o café, almoço e jantar são importantes. Analise seu dia a dia e sempre que possível realize refeições em família. Aproveite este momento de convívio e afine laços.

• Hora da tarefa
As atividades extra escola, no horário inverso às aulas, são importantes e fazem parte do processo de aprendizado. Definir horários e objetivos para isso irá ajudar você e seu filho a realizar as atividades.

Hora de brincar
E como nem tudo é tarefa, defina horários para o lazer e entretenimento. O convívio social é fundamental para a formação das crianças em cidadãos do futuro.

• Hora do banho
De forma algum esse momento deve ser visto como “chato”, a saúde passa pela higiene e é muito importante que banhos regulares sejam tomados. Incentive isso em seu filho.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conteúdo Relacionado