A criatividade e o desenvolvimento das crianças

A criatividade faz parte do desenvolvimento das crianças e é elementar para o crescimento e amadurecimento saudável. Mais que diversão, explorar a imaginação dos pequenos no Colégio e dentro do ambiente familiar traz inúmeros benefícios para o processo cognitivo.

Estimular a inteligência, proatividade e a genialidade das crianças é pensar no futuro, já que todos esses adjetivos estão ligados à criatividade e as habilidades de criar estratégias, colocar as soluções em prática e resolver problemas do cotidiano, seja agora durante a infância ou na fase adulta.

Contribuindo para a formação do indivíduo como um todo, na infância seu filho vivenciará o processo criativo em diferentes momentos e de diversas formas. Explorando o mundo à sua volta, a criança aprimora habilidades essenciais para seu crescimento e aprendizagem como o autocontrole do raciocínio e a memória, que vai ajudá-la a absorver com mais facilidade aquilo que aprende.

Construir um ambiente facilitador para o desenvolvimento da criatividade é essencial, pois recebendo os incentivos adequados para deixar a imaginação livre, as crianças tendem a nos surpreender.

Aqui no Colégio Elementar, além do ensino bilíngue, seguimos uma metodologia pedagógica especial com o Poliedro e o programa de robótica Viamaker Education. Já em casa, a contribuição fica por conta da família e deve seguir a forma afetiva já adotada na escola. Como tendência, o desempenho escolar melhora, superando as dificuldades de aprendizagem e o problema do baixo interesse pelos estudos.

Existem inúmeras formas de estimular a criatividades da criançada no cotidiano. Convide seu filhote para inventar uma nova brincadeira ou mudar as regras de algum jogo que ele já goste, mantendo a coerência, mas estimulando-o a pensar “fora da caixinha”.

A leitura colaborativa pode ajudar você e seu filho a terem um elo a mais, além de ser uma ótima maneira de agregar novos conhecimentos, melhorar a comunicação e fortalecer o raciocínio lógico. Mas lembre-se de escolher livros de acordo com sua idade.

Inclua a arte na vida de vocês e atividades fora do mundo virtual. Música, dança, teatro e pintura ajudam a lidar com as emoções, expressar os sentimentos e se comunicar com mais clareza. Reserve um tempo também para o lazer, no qual vocês vão escolher o que preferem fazer ou não fazer nada e só relaxar vendo um filme divertido.

Se no Colégio os professores valorizam o desempenho e as conquistas os alunos, em casa os pais também precisam reconhecer a dedicação dos filhos, buscar sempre orientar e fazer críticas construtivas. Atenção também ao excesso de regras, pois elas podem limitar a criatividade infantil. Nesse âmbito, prefira o diálogo para entender a situação e procurar a melhor forma de agir e estabelecer a rotina.

Atuando em parceria, o Colégio e a família podem fazer muito mais pelo desenvolvimento completo das crianças!